segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vintage Beers


A grande maioria (pra não dizer totalidade) das cervejas devem ser consumidas em um curto prazo de tempo que garante sua validade.

Entretanto, existem cervejas que podem e até devem ser guardadas para ser degustadas depois de muito tempo - as Vintage Beers.
Existem vintage beers de vários tipos, e o que elas tem em comum é a capacidade de amadurecem dentro das garrafas com o passar do tempo adquirindo maior complexidade de sabor e aroma.

Podemos dizer ainda que uma boa vintage beer deve ter alto teor de álcool e lúpulo, o que garante a longevidade.
Outra característica comum, é que a maioria delas é "safrada" com o ano em que foi produzida no rótulo.

Assim, citamos alguns tipos de cervejas que envelhecem bem, em especial aquelas cervejas fortes como as Winter Ale, as Trapistas, as Barley Wine e algumas Stout.
Um bom exemplo de Vintage Beer é a Inglesa Thomas Hardy's Ale. Dizem os especialistas que ela pode ser guardada até 25 anos pra ficar "no ponto".
As garrafas mais antigas são um charme. A cerveja foi feita em homenagem ao escritor inglês que lhe dá nome e tem os seguintes dizeres no rótulo: "Era da mais bela cor que o olho de um artista poderia desejar em uma cerveja; encorpada, mas viva como um vulcão; picante, mas sem agredir; luminosa como um pôr-do-sol de outono". O trecho foi retirado de um dos romances do escritor que era um apaixonado por boa cerveja.
Um exemplo de vintage nacional é a Colorado Vintage Black Rapadura , uma Imperial Stout feita com rapadura escura e os melhores maltes ingleses selecionados para fazer com que essa cerveja evolua em sabor por até dois anos, se guardada em lugar escuro e fresco.
Inspirada na Fullers Vintage, uma cerveja inglesa de receita também variante e de tiragem limitada, tem 10,5% de álcool e concentração de lúpulo, 40 de IBU.
Onde beber uma vintage beer ? Um amigo gringo contou que no Brooklyn em Nova York, tem um bar, o Mugs Alehouse que se intitula a casa das Vintage Beers, com mais de 40 tipos e safras das décadas de 80 e 90.

Aqui no Brasil um lugar legal para comprar e degustar em casa é a Costi Bebidas em Porto Alegre.

Cheias de história, tradição e complexidade, as vintage beers não podem faltar na lista de degustação.


Eu estou esperando a minha Westmalle que a Fê ficou de trazer de Bruxelas pra mim.