sábado, 1 de agosto de 2009

EXPERIMENTANDO


Pra conhecer os diferentes tipos de cerveja e descobrir o que mais te agrada (ou se todos te agradam) não tem jeito...tem que experimentar! Mas não basta beber, tem que degustar. Minha dica é que você procure algum evento de degustação, que geralmente são realizados em bares de cervejas especiais (no blog do Edu Passareli tem uma lista de bares bem completa).

É muito legal, porque além de degustar, você também vai receber informações e adquirir conhecimento, bem como entrar em contato com o ambiente da cultura cervejeira.
Falando diretamente para as meninas, é uma boa oportunidade de reunir as amigas para o tradicional "chá de fofoca" da semana em um ambiente diferente e de quebra ainda ter a chance de conhecer pessoas, porque esses lugares costumam ser frequentados por excelentes exemplares do sexo masculino e poucas mulheres.
Para as que tem namorado, pode ser a chance que você estava esperando de tirar ele de casa, pois um convite desses agrada a qualquer homem.
Se não estiver a fim de sair de casa mesmo, compre sua cerveja (a maioria dos bons supemercados têm alguma coisa de cervejas especiais para vender), reúna os amigos e deguste em casa mesmo.
Abaixo segue um passo a passo de degustação que serve como guia para treinar os seus sentidos:

1. Ouça sua cerveja ao abrí-la e analise: pelo barulho dá para dizer se saiu pouco ou muito gás.
2. Olhe a cerveja e observe sua cor, se é dourada, avermelhada ou escura e se ela é cristalina, ou se é turva, se há sedimentos no líquido.
3. Gire o copo, para que ela solte seu aroma e cheire a cerveja. O aroma pode ser curto e suave ou longo e marcante, e você vai perceber tons cítricos, florais, se ela é frutada, caramelada ou tostada. Nessa etapa dizem que nós mulheres temos maior habilidade natural de perceber os aromas que os homens.
4.Dê o primeiro gole. Preencha a boca com a cerveja, fazendo-a passar lentamente por todos os pontos da lingua. Nessa etapa você vai perceber a quantidade de gás, e se ela é leve e mais aguada ou densa e encorpada.
5. No segundo gole, respire bem fundo ao mesmo tempo que sorver o líquido para aguçar o olfato e o paladar ao mesmo tempo. Veja que partes da língua foram mais estimuladas. A ponta revela um sabor adocicado, as laterais frontais revelam o salgado, as posteriores revelam a acidez, a parte superior posterior revela o amargor.
Aconselho que você pegue um papel e anote , faça uma ficha de degustação, com o nome, o tipo da cerveja e tudo o que sentiu.
E no mais, a última dica é que você aproveite bem sua cerveja e pratique bastante!!! Bjs