quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Oque é Slow Bier ?


Você sabe o que é Slow Bier?

Primeiro, vamos entender o movimento Slow Food.
O Slow Food é um movimento que nasceu na Itália nos anos 80 e consiste em defender o consumo de alimentos artesanais e orgânicos, cuja produção respeite o meio ambiente e também a saúde dos consumidores.
Ainda, na contramão do fast-food que se incorporou à rotina de correria da vida nas grandes cidades, os seguidores da filosofia Slow Food defendem as tradições regionais e o prazer de saborear alimentos com tranquilidade e a valorização da qualidade de vida.
O movimento também engloba ações de conscientização promovidas pela sociedade e atitudes cobradas dos governos para incentivar a produção e consumo desses alimentos, como redução da carga tributária e políticas públicas.
O Slow Bier nasceu na Alemanha há alguns anos inspirado no movimento Slow Food, acompanhando essa tendência mundial, e sua filosofia é defender e prestigiar as cervejarias de pequeno porte .
As micro fabricam preferindo em seu processo de produção práticas social e ambientalmente responsáveis, além do que produzem sem adição de conservantes artificias, com base na Lei de Pureza Alemã de 1516 que admite apenas malte, lúpulo e água na composição da cerveja, gerando um alimento com maior integridade.
Também não é segredo que o processo de fabricação artesanal gera muito menos empactos no meio ambiente que o processo industrial.
A idéia do movimento ainda, é criar entidades de representatividade social regionais, como associações e cobrar ações de proteção comercial junto ao governo, como incentivos fiscais, para que as pequenas cervejarias sobrevivam no mercado, movimentando a economia local e gerando empregos.
Aqui no Brasil os precursores do movimento estão em Minas, sendo que o Slow Bier Brasil foi apresentado dia 25 de abril desse ano - dia em que simultâneamente ocorreu um evento semelhante na Alemanha - no Frei Tuck Slow Beer, referência cervejeira em Belo Horizonte . Também em Minas o movimento é defendido pelo Instituto de Convivialidade e Cultura Alimentar, em Tiradentes. A entidade promove eventos ligados à gastronomia e estimula o cultivo de hortas em escolas.
O Símbolo do movimento é esse bichinho-preguiça bem brasileiro, uma graça!
Mas todo mundo pode ajudar o movimento, apenas incorporando pequenos hábitos à sua rotina, preferindo alimentos e bebidas artesanais produzidos com responsabilidade.
Para apoiar o movimento, estou criando no blog duas colunas, uma de "aplausos" para práticas que mereçam reconhecimento por favorecer o movimento e uma de "vaia" para o contrário.