quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Chopp Ijuhy - Degustação



Pude finalmente conhecer o Chopp Ijuhy. Ja tinha ouvido falar maravilhas do chopp, mas até então nunca tinha provado. Chegando na cidade fui direto até o Versatto, um novo restaurante localizado na praça. Eu pedi um chopp Malzbier e o Gu pediu um Pilsen Cristal.

O chopp nos surpreendeu. O pilsen tem aroma límpido e fresco com espuma cremosa e duradoura. De sabor suave, leve e refrescante com média carbonatação, amargor presente sem ser agressivo, e gosto de pão. Muito saboroso.

O Malzbier que achei que não me agradaria, porque não gosto de nada muito doce foi mais surpreendente. Espuma âmbar cremosa e duradoura. Coloração quase preta. Aroma intenso de malte com boa presença de lúpulo. Sabor marcante de caramelo,açúcar mascavo e café. Levemente tostado. Sabor adocicado mas nem tanto, podendo ser notado um amargor moderado que equilibra o sabor, evitando que seja enjoativo. Carbonatação baixa e levemente encorpado.
Esse tipo é sazonal, vendido somente no inverno por enquanto.

Percebemos que estavamos diante de um produto diferenciado.

O Gu ficou todo bobo por ser Ijuiense, afinal é muito bom sentir orgulho de coisas da nossa terra que são bem feitas!

Pra quem ainda não experimentou fica a dica. Onde você pode beber? Olha, em Ijuí, nas proximidades e em Porto Alegre, no Bier Keller (se você for convidado do proprietário ou de algum cliente, porque é um bar exclusivo para convidados). Ouvi dizer também que estava sendo vendido pela Costi Bebidas em POA.