terça-feira, 23 de março de 2010

O Início de tudo


E onde afinal teria nascido a cerveja?
Muitos acreditam ter sido no Oriente Médio, ou talvez no Egito. Arqueólogos já encontraram vasos com restos de cevada em tumbas de faraós, guardados junto com tesouros e especiarias - os caras sabiam dar valor as coisas importantes da vida.

Mas como, tão remotamente alguém já dominava a técnica de fabricar a bebida? Mistério...

É bastante provável que o processo de fabricação da cerveja tenha sido descoberto por acaso a partir da armazenagem de grãos que teriam sido molhados pela chuva, posteriormente secos, novamente molhados e finalmente abandonados por algum tempo. Assim, essa "sopa" teria sido fermentada espontaneamente, produzindo álcool a partir do açucar...alguém deve ter se aventurado a experimentar e assim...voilà! Surge a cerveja.

Registros históricos mostram que vários povos da antiguidade produziam bebidas similares a cerveja que conhecemos hoje. Os Chineses, lá por volta do ano 2000 a. C., produziam o Tsiou, uma cerveja feita de painço, que era utilizada em rituais tradicionais.

No Egito, a cerveja se chamava zythum, e era produzida também em vários tipos. Algumas aromatizadas com gengibre, tâmara e mel eram destinadas à nobreza, sendo que a bebida também era servida em cerimoniais fúnebres - o popular costume de "beber o morto". Os Sumérios bebiam o sikaru, que além de ter vinte tipos diferentes produzidos, era utilizado para curar doenças de pele e como forma de pagamento de salário, ou ainda como oferenda aos deuses.

E por falar em deuses, a cerveja deve seu nome a um deles. Não por acaso, a cerveja foi assim nominada em homenagem a Deusa Ceres (taí novamente o "que" feminino misturado à cerveja), Deusa da colheita e da fertilidade, lá no início da era cristã na Gália (hoje França), onde a bebida era considerada sagrada e oferecida aos heróis de guerra em banquetes e festas onde os guerreiros contavam suas façanhas, como aparece bem retratado nos quadrinhos do Asterix.
De lá pra cá o tempo passou, mas na essencia a estória é sempre a mesma desde aquela época. A gente bebe cerveja pra celebrar: um happy hour com os colegas depois de um dia duro de trabalho, um aniversário do cachorro, uma despedida de um grande amigo, uma vitória na sinuca e até uma derrota no futebol. É fato, a cerveja sempre vai estar ligada a comemoração das coisas simples e boas da vida, e falando nisso, vou abrir uma pra brindar esse post. ;)