sábado, 27 de fevereiro de 2010

Fruit Lambic


Quando comecei a pesquisar algo sobre o estilo em questão fiquei pensando: As Lambic são como mulheres.

As semelhanças são várias. Uma Lambic demora para ser feita, mediante um processo totalmente artesanal e cheio de fru-frus e guéri-guéris. É obtida através de fermentação espontânea por leveduras selvagens (ui, adoro).

Logo que o mosto é produzido ele é colocado para esfriar lá em cima, no telhado da cervejaria. A noite, como uma paixão furtiva adolescente, as leveduras selvagens entram pelos buracos do telhado e aí está feito. Começa o processo de fermentação.

Após, para aplacar o azedume e acidez, são adicionadas frutas à cerveja, da mesma forma que para nos "adocicar" as vezes nos presenteiam com flores.

Assim como nós mulheres, em sua maturação, a Fruit Lambic passa por períodos de extremo azedume até se tornar doce. Quando jovem ela é aguda e ácida, lembrando uma cidra bem seca e moleca. Já mais envelhecida, ela se apresenta em sabores complexos, condimentada e frutada com acidez na medida certa, sem perder seu ar selvagem e rústico.

Aí...é uma mulher feita, pronta para ser degustada em toda sua plenitude. Detalhe: por ser feita dessa forma o resultado é sempre imprevisível exigindo máxima atenção e destreza dos cervejeiros, assim como nós exigimos de nossos namorados, casinhos e maridos, e CUIDADO! Dependendo...as vezes podem ser criados sabores muito ácidos e inesperados.

Por fim, ela continua amadurecendo na garrafa, sendo ideal consumi-la após um ano de envase, e assim, cada uma se torna única e singular, como nós mulheres.

Consumida desde o séc. XIX, a Kriek é a mais famosa das cervejas frutadas (entenda-se que cerveja frutada, não é necessariamente cerveja frutinha) e leva cereja na sua composição. Muita cereja diga-se de passagem , 250 gramas para cada litro. Sua fermentação começa sempre em outubro e ela é tradicionamente servida no verão.
Para a harmonização merece ser acompanhada por un docinho.

Estamos elaborando uma receita de sorbet de erva-mate e limão com coulis de frutas vermelhas para fazer par com a que vai ser apresentada na proxima degustação da confraria. Hummm...depois que provar eu conto tudo.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Thomas Hardy's Ale


Verdade ou estratégia de marketing? Ninguém sabe, mas o fato que vem sendo amplamente divulgado é que a Cervejaria O'Hallon's está deixando de fabricar a Thomas Hardy's Ale sob a alegação de que o custo da minuciosa produção (que dura meses) não estaria mais compensando. Será?

A cerveja, do tipo Barley Wine, é uma jóia e pode ser envelhecida até 25 anos. Sua História tem nuances de romance e poesia. Foi criada em homenagem ao escritor inglês que lhe dá nome em comemoração aos 40 anos de sua morte. A garrafa é um mimo. Vem com um medalhão dourado com a silhueta do rosto de escritor gravada. Além disso, todas as garrafas são safradas e numeradas e contêm inscrição de trecho do poema que o Autor escreveu sobre a cerveja em um livro. Na dúvida, eu, que não sou boba, comprei uma em Porto Alegre na Costi Bebidas. Custou R$ 33,00 e esse preço deve aumentar bastante. Dá para comprar pelo site, já que pouca gente comercializa. O endereço é http://www.costibebidas.com.br/, e o frete encarece um pouco o custo, mas que remédio? Pode ser a última oportunidade de provar essa verdadeira relíquia inglesa...melhor não arriscar.